JAGUNÇOS DE EX-AUXILIAR DE ROSEANA SÃO PRESOS APÓS TENTATIVA DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE VIOLENTA

A Polícia do Maranhão prendeu dois suspeitos de atirar contra camponeses que vivem na área conhecida como “Comunidade do Engenho”, em São José de Ribamar, neste domingo (18). Os dois são supostos jagunços do ex-secretário de Assuntos Estratégicos do governo Roseana, Alberto Franco, e tentavam uma reintegração de posse ilegal e violenta na localidade.
Na quarta-feira, o Tribunal de Justiça do Maranhão suspendeu a reintegração de posse que havia sido determinada anteriormente pela 1ª Vara Cível da Justiça Estadual. Mesmo assim, neste domingo, um grupo levou máquinas, tratores e caçambas para tentar retirar os moradores.
A rápida ação da Polícia impediu uma tragédia com mortes, já que os jagunços chegaram a ameaçar moradores da comunidade apontando armas para cabeças de idosas, inclusive.
Na semana passada, antes de decidir sobre o caso, o desembargador Raimundo Melo, do TJ, decidiu ir pessoalmente ao local e também sofreu tentativa de intimidação por parte dos jagunços de Alberto Franco. Ele chegou a comentar sobre o caso em despacho judicial.
A acertada atitude da Polícia em seguir as decisões judiciais demonstra mais uma mudança que ocorre no Maranhão na gestão do governador Flávio Dino. Hoje, as Forças de Segurança do Estado não dão mais proteção a grileiros de terras e combatem jagunços.

Fonte: Blog Jorge Vieira

Postar um comentário

0 Comentários