Na manha de ontem 26/02, uma comitiva de lideranças quilombolas, da cidade de Pirapemas, juntamente com o jovem empresario Neto Jhones, estiveram em são luis cumprindo uma intensa agenda de reuniões de interesse da população quilombolas.
A comitiva era compostas pelo líder quilombola, Temistocles, do povoado Panaca, Valdemir do povoado Vista Legre, Delsidete do povoado Martins, detre outras lideranças. A comitiva se reuniu com o superintendente da CODEVASF do maranhão, para tratar de assuntos de interesse das comunidades de povos tradicionais da região de Pirapemas.
A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.
As comunidades que estavam representadas na reunião foram as comunidades Pontes, Salgado, Santo Honorino, Leão, Bica, Parnamirim, Panaca, São Benedito dos Pretos, Centrim, Afoga Bode e vista Alegre, todas estas comunidades estavam representadas pela Associação Quilombo Aldeia Velha.
Na oportunidade Neto Jhones descreveu a atual situação que se encontram as comunidades quilombolas da região." ...muitas comunidades estão em situação de abandono por parte dos órgãos e governantes competentes, muitas comunidades dependem de suas produções oriundas das roças e para que essa produção seja uma produção que der um minimo de sustento as famílias que ali vivem, eles precisam de água e vários outros fatores, não somente econômicos, mas também fatores estruturais para que possam trabalhar, a água hoje é um dos fatores que impedem o desenvolvimento das comunidades, de 11 comunidades, somente uma possui poço artesiano" falou Neto Jhones ao superintendente da condevasf aqui no maranhão. além da falta d'agua outros assuntos de interesse das comunidades foram tratados na reunião.
A reunião foi muito produtiva, e saímos de la felizes e esperançosos, as comunidades em breve terão uma melhor estrutura para que possam trabalhar melhor a terrar e fazer delas uma terra rendável onde todos sairão ganhando, não somente as comunidades quilombolas mas também a população de Pirapemas que como os quilombolas, estão abandonados pelo poder publico e isso já não e mais admissível em nossa cidade, o povo hoje quer uma cidade melhor, onde todos podemos fazer muito mais por Pirapemas. Disse um das lideranças presentes.
Sempre estive ao lado da população de pirapemas, ajudando como posso, e irei ajudar até quando Deus assim me permitir, somos uma cidade linda, de gente trabalhadora e honesta e não merece sofrer por falta do básico, por falta de compromisso dos governos, já chega, Pirapemas e uma cidade livre e como tal deve ser respeitada. disse Neto Jhones a nossa redação.




0 Comentários